quarta-feira, 15 de julho de 2009

Identidade Social na Adolescência

Sobre a discussão do Processo de Construção de Identidade na Adolescência, tivemos a oportunidade de ler dois textos sobre o uso que os adolescentes fazem dos blogues e sobre a construção de páginas pessoais como uma forma de afirmação social. A partir deste momento, a discussão gerada foi sobre como os jovens utilizam os blogues e como constroem sites, sendo que esta discussão por vezes se desviou das investigações apresentadas nos textos lidos. Por vezes, as participações abordaram perspectivas pessoais sobre como os jovens adolescentes utilizam estas ferramentas, perspectivas essas nem sempre baseadas numa visão de compreensão da adolescência como uma fase de descoberta do eu, e exploração da identidade, de erros e correcções, de pequenos passos, que para os adultos podem ser "pequenos nadas", mas para os adolescentes assumem um papel vital no seu desenvolvimento.
No entanto, o objectivo desta actividade era o de identificar as características e discutir o processo de construção da identidade na adolescência. E o objectivo foi cumprido. Foram referidas as formas como os adolescentes utilizam os seus blogues, para quê ou para quem se destinam os posts lá colocados. Foram resumidas as formas como os adolescentes, analisados nos textos lidos, constroem as suas páginas pessoais e quais as características desses sites. Apesar de se ter considerado que a construção de sites em Portugal, por jovens adolescentes, não ser significativa, a análise dos sites referidos nos textos contribuem para a compreensão de como os jovens utilizam estes recursos de comunicação para imprimirem uma marca pessoal na sociedade onde estão inseridos. Os sites e os blogues constituem ferramentas que, pelas suas características, permitem aos jovens comunicar com outros jovens, manifestar preferências pessoais ou culturais, demonstrar capacidades ou conhecimentos ou expressarem-se artisticamente. E os jovens fazem-nos explorando a sua própria identidade, experimentando atitudes e posturas, que muitas vezes se relacionam com os grupos sociais, étnicos, culturais a que pertencem, ou com os quais se sintam identificados.

Sem comentários:

Enviar um comentário