quinta-feira, 16 de julho de 2009

Grelha de Análise de Sites Sociais de Jovens

Com esta actividade, tivemos a oportunidade de concretizar algumas ideias que fomos discutindo ao longo desta UC. Num trabalho de grupo que decorreu de forma muito positiva, analisámos 4 sites sociais de 4 jovens adolescentes. Embora a amostra seja muito reduzida para um estudo preciso, foi possível confirmar a existência de marcas identitárias dos adolescentes nos sites analisados. Foi possível confirmar que os jovens utilizam os seus sites sociais, essencialmente, para se manterem em contacto com o grupo de amigos, mas também para fazer amigos online. Além da importância de se manter em contacto, os jovens utilizam os seus sites sociais para partilharem as suas preferências musicais. A apresentação gráfica do site, também revela uma marca identitária muito importante, uma vez que a mesma condiciona a opinião dos outros. Outro factor que foi revelado, nos sites analisados, foi a exibição de fotografias pessoais dos autores. Os jovens partilham fotografias suas, sozinhos, com a família, nos seus quartos ou com os amigos. Há, em alguns casos, uma estilização das fotografias tiradas, nomeadamente, revelando cuidado com a pose, com o ângulo de disparo, com as cores ou tirando a preto e branco.
Os sites também são utilizados para transmitir opiniões sobre os outros. A maior parte das opiniões expressas são positivas. Mas, por vezes, encontram-se expressas opiniões negativas sobre conhecidos, muitas vezes relacionadas com relações amorosas concluídas ou intromissão nas relações de outros. Os sites sociais, são assim utilizados como um meio de comunicação entre os jovens.

Sem comentários:

Enviar um comentário