sexta-feira, 17 de julho de 2009

Reflexão Final

O percurso que realizei nesta Unidade Curricular contribuiu para a minha consciencialização sobre como os adolescentes se socializam com recurso aos medias digitais de que dispõem. Esta consciencialização é essencial, por exemplo, para o cumprimento de um objectivo deste mestrado: "conceber, desenvolver e analisar recursos educacionais multimédia" que motivem os jovens para a aprendizagem.

Metodologia

Durante o percurso de aprendizagem que realizei, tive a oportunidade de participar em fóruns de discussão e em trabalhos de grupo que, sem dúvida, me enriqueceram, pela troca de conhecimentos que me proporcionaram e por me terem facultado o desenvolvimento da capacidade de estudo autónomo e da capacidade de síntese. O funcionamento dos fóruns de discussão apelam à construção colectiva de um corpo de conceitos e ideias de que todos se devem apropriar. Assim as pequenas participações, que contribuem com alguma ideia para o debate e que não esgotam o tema em si mesmas, são de extrema importância para essa construção do conhecimento, no formato em que este é feito. Procurei algumas vezes, não só acrescentar algo à discussão, mas apresentar opiniões divergentes, pois considero que essa é uma questão de honestidade intelectual assim como também contribui para a riqueza do debate. Entre o reconhecimento de opiniões concordantes e a apresentação de opiniões divergentes que enriqueçam o debate, esta última tem uma especial importância, na minha opinião, pois abre novos caminhos de reflexão sempre saudáveis, para um resultado final que se deseja, não uniforme ou conformista, mas sempre aberto às mudanças que os temas discutidos comportam.
Nos trabalhos de grupo, foi possível encontrar consensos e desenvolver um conjunto de tarefas cujo resultado foi reconhecido por todos como muito positivo.

Conteúdos

Considero que os temas abordados foram interessantes e pertinentes para esta Unidade Curricular. Os debates em fóruns e os trabalhos de grupo tiveram, mais uma vez, um papel muito importante na apropriação que fizemos dos conteúdos abordados, uma vez que a reflexão que foi feita, para que fosse significativa, obrigava à leitura atenta dos textos propostos e à reflexão sobre os mesmos.
No tema Nativos Digitais vs Imigrantes Digitais, analisámos duas categorias de utilizadores da Internet e das novas tecnologias, propostas por Prensky, cuja caracterização se mantém actual (o primeiro texto remonta a 2001), na medida que retrata duas ou mais gerações de pessoas que se distinguem pela aprendizagem informal que o contacto, ou não contacto, precoce com as novas tecnologias permitiu. Analisámos também as áreas onde os Nativos Digitais se distinguem pela forma como lidam com as novas tecnologias, o que contribuiu para termos uma visão da variedade dessas áreas de destaque, onde se verifica, por contraste, a supervisão dos Imigrantes Digitais que podem ser professores, educadores ou pais.
No tema Identidade Social na Adolescência, analisámos o processo de construção da identidade dos jovens, com especial foco na forma como esse processo se manifesta no uso que os mesmos fazem dos medias digitais ao seu dispor. Esta análise global, foi mais especifica no tema seguinte, que permitiu aprofundarmos o nosso conhecimento, pelos textos disponíveis, sobre como os jovens utilizam medias digitais específicos, como blogues, redes sociais, páginas de Internet e telemóveis.
Para aplicação dos conceitos abordados nos textos lidos anteriormente, nomeadamente no que se relaciona com a identificação de marcas identitárias dos adolescentes, tivemos a oportunidade de confirmar a existência dessas marcas em sites sociais na actividade de grupo que se seguiu e na análise que lhe sucedeu, tanto nos trabalhos realizados pelos grupos, como pelas participações nos fóruns.

Em geral, esta Unidade Curricular contribuiu para aprofundarmos a noção de que os jovens adolescentes se socializam recorrendo às novas tecnologias, nomeadamente aos recursos de comunicação que designámos por "medias digitais". Este processo de socialização faz parte integrante do processo de construção da identidade do adolescente. Portanto, na forma como utilizam as ferramentas ao seu dispor, os jovens imprimem marcas que os identificam com grupos de outros jovens, na busca de aceitação e/ou de envolvimento com a rede de "amigos". A comunicação gerada, ou a produção de todo o tipo de conteúdos, devem ser alvo de compreensão por parte da sociedade, especialmente por aqueles que, de alguma forma, têm responsabilidades na formação ou educação dos jovens. O facto de os jovens aprenderem informalmente com estes recursos deve ser considerado nas práticas pedagógicas das escolas, pois a utilização dos mesmos com qualidade e responsabilidade é uma aprendizagem necessária que deve ser feita, não só por motivos pedagógicos como por motivos de segurança.
A consciencialização da sociedade e, especialmente, das famílias é outro factor que deve ser aprofundado.

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