quarta-feira, 15 de julho de 2009

Actividades Sociais e Desenvolvimento da Identidade nos Jovens

Ao longo desta actividade tivemos a oportunidade de confirmar uma necessidade que já realcei nas reflexões anteriores: os adultos devem analisar a forma como os jovens utilizam a Internet não à luz das suas referências culturais como adultos, mas procurando a compreensão sobre quais são as motivações dos jovens que estão na base da utilização que fazem das novas ferramentas de comunicação ao seu dispor. Esta é, por exemplo, uma das preocupações de Susannah Stern. E da leitura das sínteses de cada grupo, pode encontrar pode concluir-se que os jovens utilizam os recursos disponíveis para um largo conjunto de actividades que lhes permita construir a sua identidade imprimindo uma marca na sociedade. É notável a forma como em comunidades referidas nos textos, os jovens utilizam as novas tecnologias para se envolverem socialmente, promovendo a resolução de conflitos, exprimindo as suas opiniões, manifetando preferencias culturais ou artísticas e mesmo condicionando a atitude da sociedade em relação si próprios. Na criação e manutenção dos seus espaços online (fóruns sociais, blogues ou sites), os jovens evidenciam determinadas opções estéticas e colocam determinado tipo de mensagens (textos, vídeos ou imagens) que constituem as suas marcas identitárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário