sexta-feira, 17 de julho de 2009

Análise da Identidade em Sites Sociais(2)

Sobre o tema da segurança da Internet, um tema que tem sido transversal neste mestrado, retenho a participação de uma colega que transcrevo em baixo.
A exploração que os jovens fazem da Internet (blogues, sites, redes sociais, jogos), não está isenta de riscos. Mas no mundo em que vivemos, os riscos também existem na televisão, na rua, na escola, em casa. Porque nos preocupamos então com a segurança na rede? Em primeiro lugar porque temos a noção de que existem coisas e pessoas boas e más, à luz dos nossos valores como pais ou como educadores. Acrescente-se que a atitude que temos em relação aos jovens que navegam na Internet é tão importante como a atitude que temos com os jovens com quem convivemos, na escola, na família, na sociedade.
O bullying e a pedofilia na Internet são aspectos que se devem combater sem tréguas, mas estes não são mais que a transposição de uma realidade negativa que sempre se manifestou na sociedade sem Internet, agora tornada global com a velocidade a que a informação viaja. Nos Estados Unidos, o suicídio de Megan Meier, em 17 de Outubro de 2006, veio confirmar a face negra das redes sociais, MySpace no caso específico. Em Portugal as estatísticas também são preocupantes e o mais recente caso da rapariga de 14 anos violada, veio contribuir para alertar a sociedade para este problema.
Perante este quadro, há cuidados e atitudes que se devem ter e que são profusamente divulgados em sites dedicados. Creio que o post que a seguir apresento contribuiu também para o debate sempre necessário sobre esta temática.

---------------------------------------------------------------------------

Olá a todos,
Antes de mais: parabéns a todos os “grupos musicais” pelos trabalhos apresentados sorriso!

Depois da leitura e análise das grelhas das marcas identitárias em sites sociais de adolescentes, verifica-se que o site Hi5 foi o escolhido pela maioria dos grupos.

No entanto, antes de continuar, gostaria de referir que concordo com o que já foi exposto anteriormente!

Tal como a Sandra já referiu, o Hi5 é o site mais utilizado em Portugal. Entre os diversos sites de redes sociais, o hi5 lidera a rede social, seja no número de utilizadores únicos, páginas vistas ou tempo de permanência no site.

Concluo, assim, que as redes sociais, nomeadamente o Hi5, revelam-se atraentes para os jovens adolescentes, na medida que lhes permite ter uma presença on-line no mundo virtual.

Estes sites são considerados como se fossem sites de relacionamento com um determinado perfil, onde podem fazer uma exposição criativa a vários níveis, através da partilha de fotografias, músicas, textos e vídeos. Para além disso, como também já foi referido, neste fórum, todos podem ver os amigos dos amigos. Em muitos casos verifica-se que existe uma grande competição, entre os adolescentes, para verem quem tem um maior n.º de contactos nas suas listas.

Como adultos que somos, poderemos ter algumas dificuldades em perceber como "eles" podem ter tantos contactos. Mas é possível ...como pudemos constatar. Surge assim as preocupações de muitas famílias, escolas e comunidades.

“Como podemos deixá-los desfrutar desta realidade sem que se exponham aos riscos de contactos de desconhecidos, por ventura mal intencionados? “

Assim, quanto à segurança dos jovens, nas redes sociais, Tito Morais tem desenvolvido muito trabalho nesta área. No ano anterior escreveu um artigo que visa contextualizar este problema e sugere algumas soluções. Uma das sugestões passa pela criação de uma pirâmide de confiança.

O facto dos sites das redes sociais levarem os jovens a classificarem esses contactos como "amigos" não faz desses contactos, necessariamente "amigos", no verdadeiro sentido da palavra. Esta é uma distinção que importa sublinhar junto dos jovens e que releva a importância da criação de uma pirâmide de confiança que hierarquize estes contactos. Assim:

  • No topo da pirâmide estão os familiares;
  • No nível seguinte, a contar de cima, estão os amigos que conhecemos presencialmente, na vida real;
  • No nível imediatamente abaixo, estão os conhecidos. Aqueles que conhecemos da presencialmente da vida real, mas que não consideramos verdadeiramente como amigos;
  • No nível inferior da pirâmide, está o "resto do mundo", isto é, pessoas que apenas "conhecemos" da Internet e que apesar de fazerem parte da lista de "amigos", são na realidade desconhecidos.
Mas o importante a reter é que o nível de confiança dos contactos de cada um destes patamares deve ser tão mais alto quanto mais acima na pirâmide eles estiverem. E tão mais baixo, quanto mais na base da pirâmide eles se encontrarem. A ideia é que os jovens devem relacionar-se e confiar nestas "categorias" de pessoas da mesma forma como se relacionam com elas no mundo real.

http://miudossegurosnanet.blogs.sapo.pt/

Bom fim de semana sorriso

[] Milena Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário